Editora universitária reedita “Estrutura da Língua Iatê”

01/11/2005

Quarenta anos após sua primeira edição, a Edufpe lança mais uma vez “Estrutura da Língua Iatê” do ex-reitor e professor Geraldo Lapenda, na próxima quinta-feira (3), às 15h no auditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. Na ocasião será realizada homenagem ao mestre Geraldo Lapenda no ano em que o mesmo completaria seus 80 anos.
Reedição da obra de Geraldo Lapenda, publicada primeiramente em 1965, pela então denominada Imprensa Universitária, essa segunda edição torna acessível a novas gerações de estudiosos das línguas indígenas o estudo pioneiro sobre a língua Iate dos índios Fulniô de Pernambuco, onde o autor apresenta diversos aspectos da língua, como as formas verbais e os sistemas articulatórios das vogais e consoantes.
04/11/2005
Seminário homenageia professores
A abertura do IV Seminário Internacional de Língua Macro-Jê, patrocinado pela UFPE, no início de novembro, foi marcado pelo lançamento da 2ª edição de A Estrutura da Língua Iatê, do professor e ex-reitor Geraldo Calábria Lapenda, falecido no ano passado.
O livro de Lapenda, esgotado há décadas e republicado em meio às comemorações dos 50 anos da Editora Universitária da UFPE, ainda é considerado de grande interesse, tendo sido pioneiro à época de sua primeira edição (1965). Esforço enorme rumo à compreensão de uma língua que o autor considerava "bela, suave e cantante", a obra está muito bem reeditada, com textos introdutórios e elogiosos de vários autores, inclusive do reitor Amaro Lins.




Estrutura da Língua Iatê (falada pelos índios Fulniô em Pernambuco)
(Marcelo Lapenda)
A Editora Universitária, inicialmente visando a comemoração do seu 50º Aniversário, decidiu republicar diversas obras de seu catálogo, dentre as quais o livro de papai - ESTRUTURA DA LÍNGUA IATÊ (falada pelos índios Fulniô de Pernambuco).
Com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil, foi possibilitado tal empreendimento.
Bem, nada é por acaso, já disse certa vez, mais precisamente na orção que li na missa de 7º dia, e o lançamento ocorreu durante o IV Encontro de Línguas e Culturas Macro-Jê, realizado em Recife, ocasião em que foi prestada uma homenagem póstuma, sendo saudado pelos Profs. Francisco Gomes de Matos e Aryon Rodrigues (03.11.2005).
Se para a Editora aquele evento fazia parte das suas comemorações, para nós, da família, seria mais.
Para o livro, os 40 Anos da entrega dos originais para a sua primeira edição; para papai, uma homenagem, também, pelos seus 80 Anos, que celebraremos no dia 06 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário: