Biblioteca Digital Curt Nimuendajú

livros e artigos sobre línguas sul-americanas

Coleção Geraldo Lapenda
lapenda.JPG
Geraldo Lapenda entrevistando o Fulniô Lourenço (década de 1950). Foto: acervo familiar (cortesia de Marcelo Lapenda)

Sobre a coleção:

Filólogo, Geraldo Lapenda (1925-2004) foi um pioneiro no estudo científico das línguas indígenas do nordeste brasileiro, sendo o autor de Estrutura da língua Iatê (1968, 2005), ainda hoje obra de referência obrigatória sobre esta língua. A Coleção Geraldo Lapenda da Biblioteca Digital Curt Nimuendaju inclui artigos raros e de difícil acesso, digitalizados a partir de itens da biblioteca pessoal do autor.
Além de trabalhos sobre línguas mais conhecidas (Yatê e Tupinambá), a Coleção inclui o artigo 'O dialeto Xucuru' (possivelmente, a mais importante fonte publicada sobre esta língua extinta), em que Lapenda sistematiza e analisa dados coletados por dois funcionários do SPI (e conferidos posteriormente pelo próprio Lapenda). O artigo ilustra bem a acuidade analítica do autor; apesar das limitações dos dados (a língua então já não contava com falantes fluentes), Lapenda oferece uma análise bastante perspicaz, lidando com as diferentes influências lexicais detectáveis (principalmente Tupinambá e Yatê), o uso cotidiano do que restava da língua (caracterizado pelo uso de vocábulos indígenas com a sintaxe do português), etc. O artigo inclui anotações manuscritas do autor, esclarecendo aspectos da descrição e das circunstâncias da coleta dos dados. Trata-se, enfim, de contribuição essencial para a compreensão da complexa situação etnográfica em que se inserem os Xukurú.

LAPENDA, Geraldo Calábria. 1953. Etimologia da palavra Tupã. Boletim Universitário (Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco), 15 de junho de 1953, p. 3-7. Recife. 
http://biblio.etnolinguistica.org/lapenda-1953-etimologia

LAPENDA, Geraldo Calábria. 1962. O dialecto Xucuru. Doxa (Revista Oficial do Departamento de Cultura do Diretório Acadêmico da Faculdade de Filosofia de Pernambuco da Universidade do Recife), ano X, n. 10, p. 11-23. 

LAPENDA, Geraldo Calábria. 1965. Perfil da lingua yathê. Arquivos 21/47, p. 54-72. Recife: Secretaria de Educação e Cultura (Prefeitura Municipal do Recife)/Imprensa Universitária.

PINTO, Estêvão. 1955. Estórias e Lendas Indígenas. Secção E (História e Geografia), 15. Recife: Faculdade de Filosofia de Pernambuco, Universidade do Recife. [A tradução literal dos textos foi feita com a colaboração do linguista Geraldo Lapenda]

Nenhum comentário: